Como podemos ajudar você?

Para que servem os Algoritmos?

Não é raro que durante as conversas sobre tecnologia e internet, alguém cite o famoso termo Algoritmo, mas você sabe o que é e como funciona o responsável por determinar como as coisas acontecem?

Atuando como uma fórmula ou receita, os Algoritmos são uma espécie de guia, que descrevem uma sequência de etapas a serem seguidas criteriosamente, para que um resultado seja obtido. Dezenas, centenas de vezes por dia nós utilizamos algoritmos de busca, de maneira imperceptível, quando entregamos ao Google um problema sob a forma de “pesquisa” e recebemos soluções como “resultados”, por exemplo.

Para provar como os algoritmos são tão lógicos e comuns em nossas vidas, úteis até mesmo para alguém que não tenha contato com a Tecnologia da Informação, apresentamos um algoritmo para fritar um ovo!

Início

– Vá até a cozinha

– Escolha um ovo

– Reuna fósforos, uma frigideira, uma colher e manteiga e um prato

– Localize uma lixeira

– Acenda o fogão utilizando o fósforo

– Posicione a frigideira sobre o fogo aceso

– Com a colher, leve pequena quantidade de mandeiga para a frigideira

– Aguarde alguns segundos até que a manteiga aqueça

– Quebre o ovo sobre a frigideira sem deixar cair pedaços da casca

– Dispense os fragmentos de casca do ovo na lixeira

– Aguarde até que  o ovo esteja frito ao ponto desejado

– Apague o fogo

– Transfira o ovo frito para o prato utilizando a colher.

Fim

Como vimos  no exemplo, ainda que jamais tenhamos ouvido falar sobre os algoritmos, eles estão presentes em tarefas simples do nosso dia a dia, até mesmo fora das aplicações em TI.

 

Encontramos um vídeo interessante para ajudar a compreender como algoritmos são mais comuns do que pensamos. O vídeo está em espanhol, mas o Youtube disponibiliza legendas em português na configuração. Confira!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.