EUA aprovam SpaceX para operação de banda larga por satélite

A SpaceX chamou a atenção de todo o planeta no dia 6 de fevereiro às 15:45, com o lançamento bem sucedido do Falcon Heavy, foguete que curiosamente levou um automóvel Tesla “pilotado” por um manequim.

Como se já não fosse um grande feito lançar com sucesso o foguete mais poderoso do mundo, a SpaceX conseguiu recentemente a aprovação do principal regulador de telecomunicações dos EUA para construir uma rede de banda larga por satélite.

O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA, Ajit Pai avaliou a tecnologia por satélite como um caminho para ajudar os norte-americanos que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso, onde outras tecnologias não chegam.

Através de carta enviada à comissão em 1º de fevereiro, a SpaceX disse que planeja lançar um par de satélites experimentais em um dos foguetes Falcon 9. O lançamento, que foi aprovado pela comissão, já está programado para o próximo sábado na Califórnia.

O foguete transportará o satélite PAZ da operadora espanhola Hisdesat além de outras cargas úteis secundárias menores.

Apesar de outros pedidos terem sido aprovados ao longo de 2017, a SpaceX seria a primeira empresa norte-americana a obter a aprovação para fornecer os serviços de banda larga usando tecnologia de satélite.

O governo dos EUA trabalha para promover acesso de alta velocidade à Internet para áreas rurais que não possuem serviço, onde cerca de 14 milhões de habitantes ainda não possuem banda larga móvel, mesmo que com velocidades mais lentas.