No edifício mais nobre da capital, um executivo da alta gestão chega pela manhã ao escritório, pega uma caneca de café, recebe da secretária os relatórios datilografados no dia anterior, faz suas anotações na agenda de papel, e depois de analisar alguns documentos, solicita o envio de um memorando para uma das filiais há 60km de distância da sede, por malote.
Pode parecer um tanto inacreditável para quem já nasceu nas gerações digitais, mas assim era a vida analógica nos negócios há algumas décadas, sem a alta disponibilidade de computadores, smartphones e Internet.
A solução tecnológica que permitia a padronização das fontes na escrita, além de maior profissionalismo, eram as máquinas de escrever, e os documentos produzidos precisavam, de fato, ser carregados do ponto A ao ponto B.
Pouco a pouco as coisas foram avançando e, em meados da década de 80 no Brasil, era possível transmitir o conteúdo de documentos de um ponto a outro via fax, sem a necessidade do deslocamento físico, utilizando a linha telefônica para transmitir cópias de documentos entre aparelhos – origem e destino -, bastava realizar uma ligação para o destino, solicitar o ‘sinal de fax’ e iniciar a transmissão.
Em poucos exemplos sobre os processos do passado fica muito claro o volume de recursos necessários para as tarefas corriqueiras, do início ao fim do expediente, todos os dias. É possível perceber diversos inconvenientes naquela forma de operar como por exemplo:
Morosidade e falta de autonomia
Um executivo tem a tomada de decisão atrelada ao recebimento de documentos físicos para análise, uma vez que o compartilhamento só é possível com a produção dos relatórios.
Custos com insumos e espaço de armazenamento
Na mesma velocidade com que um negócio produzia conhecimento, os custos com fitas, papeis, envelopes, manutenção, arquivos e até mesmo salas ou andares inteiros para o armazenamento de documentos passavam a fazer parte do orçamento.
A inconveniente distância física
Negócios em segmentos que dependiam da transmissão do conhecimento em forma de projetos, relatórios e outros documentos variados, eram reféns do envio físico destes, mesmo diante de longas distâncias entre unidades de negócios num país de proporções continentais.
Segurança da informação
Apesar de soar excessivamente tecnológico para o cenário, é fácil perceber que tanto o relatório elaborado por terceiros, impresso e enviado por malote, como a transmissão por fax, representam um risco real do acesso indevido a informações sensíveis por pessoas que não fazem parte do processo.
Felizmente chegamos a 2021! Agora temos computadores e a Internet não é mais um grande problema nem mesmo para dispositivos móveis, sendo assim, as empresas já não dependem mais de papeis, do arquivo para armazenar toneladas de documentos impressos, e muito menos cruzar o país com um malote para levar um projeto entre unidades de negócio, por exemplo.
A Computação em Nuvem e o processo de digitalização que vivemos até aqui resultaram em profundas mudanças na forma como lidamos com o trabalho, lazer, e até mesmo na antiga relação entre a ‘produtividade’ e o ‘lugar de trabalho’.
Todos estamos conscientes da importância da digitalização, mas apenas a ação pode levar uma organização a colher seus frutos em forma de diferencial competitivo, em outras palavras, é essencial implementar o que a tecnologia nos oferece para impulsionar os resultados.
Seu negócio está realmente em 2021?
Agora que construímos uma ponte entre hoje e o passado, podemos avaliar se estamos realmente alinhados com o futuro além do discurso tecnológico.
Se o seu negócio está em conformidade com todos os tópicos a seguir, excelente! Caso contrário, ainda há possibilidades para levar o seu negócio a outro nível através da digitalização.
- Minha equipe tem ferramentas para criar documentos de forma colaborativa em tempo real.
- Não preciso mais esperar que um documento importante criado pela equipe seja enviado em anexo por email.
- Não precisamos mais deslocar grandes volumes de dados entre unidades de negócios, estamos na nuvem.
- A criação, alteração ou exclusão de documentos importantes é rastreável.
- Os colaboradores acessam documentos de acordo com seus níveis de permissão.
- Meus colaboradores podem produzir em qualquer lugar no mundo com conexão à Internet.
Para realizar o processo de digitalização do seu negócio, conte com a Dstec.