A Prefeitura de Nova Iguaçu lançou no último dia 7 de maio, o programa ITBI Ágil, que tem facilitado a vida do cidadão, agilizando o processo para geração do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI.
O ITBI é um tributo municipal que deve ser pago quando há uma transferência imobiliária, e a oficialização da transação de compra e venda só é concluída após a confirmação do seu pagamento.
Antes do lançamento do programa, o contribuinte precisava comparecer à prefeitura e abrir um processo administrativo, seguido por uma avaliação realizada pelo setor de fiscalização, com prazo médio de 5 semanas para conclusão.
O novo sistema realiza o mesmo processo em tempo real, utilizando tecnologia multiplataforma e a poderosa infraestrutura Amazon AWS.
“Temos uma parceira de soluções com a Prefeitura de Nova Iguaçu há anos, e mesmo em um momento de crise global, conseguimos otimizar processos que trazem benefícios diretos e indiretos para o contribuinte, considerando que os tributos podem ser aplicados de diversas formas para melhorar a vida do cidadão iguaçuano.” afirmou Ricardo Sousa, COO Dstec.
Além de permitir que o contribuinte resolva de forma ágil e segura o que antes demandava seu deslocamento, o programa traz benefícios econômicos para a prefeitura, que mesmo diante do momento crítico de pandemia, viu sua arrecadação aumentar em 633,60% em relação ao mesmo período do ano anterior a implementação.
O contribuinte pode acessar este e outros serviços através do site http://novaiguacu.rj.gov.br/contribuinte/.