O governo federal liberou, no último dia 22 de junho, mais de 500 milhões de reais para o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia de fronteira.
A Embrapii — Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial — e o Ministério de Ciência e Tecnologia farão duas chamadas para credenciamento de centros de competência nas áreas de Hardware e Internet das Coisas (IoT) e de Instituições Científicas e Tecnológicas, para que se tornem Unidades Embrapii.
Serão selecionadas oito novas ICTs, voltadas à geração de novos conhecimentos e à realização de pesquisa. Elas receberão 300 milhões de reais para desenvolver tecnologias estratégicas à competitividade nacional em Tecnologias da Informação e Comunicação, firmando-se como Centros de Competência em Internet das Coisas e Hardware.
A iniciativa pretende posicionar o Brasil em áreas específicas de novas tecnologias, focando na realização de atividades em níveis de ciência básica, formação de pesquisadores e profissionais, além de transferência de conhecimento e promoção de um ambiente de inovação aberto.
A chamada prevê, ainda, o credenciamento de cinco novas unidades Embrapii, duas das quais voltadas para pesquisas na área da Defesa, que devem se somar à rede atua, de 76 unidades de pesquisa e fomento distribuídas pelo Brasil, recebendo juntas outros 200 milhões de reais para o desenvolvimento de suas pesquisas.
Fonte: https://bit.ly/3Ahy4QW