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Facebook & Vietnã. Pelo bem da verdade, ou “just business”?

O Governo do Vietnã informou recentemente, que o Facebook se comprometeu a trabalhar com o país para prevenir a publicação de conteúdo que viole suas leis, sob a preocupação com a disseminação de falsa informação, pauta de relevância internacional dentro do tema redes sociais.

O governo comunista do Vietnã teria se queixado sobre conteúdo de caráter antigovernista e ofensivo, tanto no Facebook, quanto no YouTube, pressionando as companhias locais para retirar suas publicidades das plataformas até que estas encontrem uma solução para o problema apontado.

Em comunicado, o governo indicou que o Facebook criará um canal específico para controlar o conteúdo diretamente, junto com o Ministério da Comunicação e Informação do país, priorizando pedidos do ministério e outras autoridades competentes do país.

Ainda segundo a declaração, a empresa vai tratar da remoção de contas falsas e conteúdo falso sobre altos funcionários do governo.

Pouco tolerante a divergências, e com histórico de prisão de bloggers anti-governo, o Vietnã tem seu governo como alvo de críticas de grupos de direitos humanos e países ocidentais.

O Vietnã representa atualmente uma pequena parcela das operações dos gigantes Google e Facebook, contudo, chama a atenção por apresentar-se como uma das economias asiáticas com maior velocidade de ascensão, consequentemente, um mercado promissor e alvo de investimento para marcas de consumo globais. Segundo o site Prensa Latina, a rede Facebook é utilizada pela metade da população do país, o 14º mais populoso do mundo, e um mercado com 91,7 milhões de habitantes em 2015.

 

Fontes: http://bit.ly/2oVbkOl, http://bit.ly/2oV8uZJ

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