Município Transparente

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizou na última segunda-feira o encontro Município Transparente. O evento ocorreu no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro, e reuniu prefeitos de várias cidades do Estado, com o objetivo de esclarecer iniciativas de melhoria de gestão, incentivo à transparência e combate à corrupção.

O presidente Michel Temer e o ministro da Transparência, Fiscalização e CGU, Torquato Jardim, abriram o evento por vídeo, saudando os presentes e enaltecendo a importância do evento para os municípios, onde, de fato, as políticas públicas ocorrem.

Durante horas, os técnicos da CGU falaram sobre a assuntos como a fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, Lei Anticorrupção, transparência pública e atuação do controle interno na Administração Pública.

O Ministro Torquato Jardim destacou durante a capacitação, o papel do município como ente Constitucional, indicando suas tarefas constitucionais, o controle da administração e o compromisso constitucional. Em um segundo momento, o Chefe Regional da CGU/RJ, Fábio do Valle Valgas da Silva, tratou da Gerência Municipal, recursos, orçamentos, licitações, conflitos de interesse e Controle Externo e Interno.

Em 2015 a DSTEC colocou Nova Iguaçu no topo do ranking da transparência do MPF, através do desenvolvimento do Portal da Transparência, e hoje continua atuando junto ao poder público promovendo melhorias através da sua proposta de Tecnologia Transformadora.