Como podemos ajudar você?

À procura da senha perfeita

Imagine se antes de começar a ler nossa matéria (ou para acessar qualquer conteúdo da internet), você precisasse digitar todas as senhas que você utiliza. Terrível, não é?

Hoje em dia precisamos memorizar um número imenso de senhas para diversos serviços, por isso, muitos de nós temos uma relação íntima com aquele link, “Esqueci minha senha”.

Mas é possível evitar a confusão, quando as regras para a criação de senhas são diferentes em cada lugar? E a resposta é sim! Através da criação do seu próprio padrão lógico de senhas, você pode construí-las de maneira tão forte quanto simples de lembrar.

Para começar a desenvolver o seu padrão de senhas, que também poderia ser considerado um um tipo de “máscara” pessoal, é preciso conhecer alguns dos requisitos mais comuns para criação de senhas em serviços diversos.

  • Mínimo de 6 caracteres
  • Mínimo de 8 caracteres
  • Obrigatoriedade na utilização de símbolos e caracteres especiais
  • Combinar letras maiúsculas e minúsculas
  • Não utilizar letras maiúsculas
  • Não utilizar números sequenciais
  • Somente números
  • Somente letras

Considerando para o nosso exemplo um sistema que permita 6 caracteres ou mais, símbolos, letras maiúsculas ou minúsculas. Um usuário chamado João Silva, nascido em 1983 poderia então criar um padrão como:

MinhaSenha + Dois primeiros dígitos do ano de nascimento + $ + Iniciais do nome + $ + Dois últimos dígitos do ano de nascimento.

Como ficaria: MinhaSenha$19$js$83

Vantagens: O padrão do nosso exemplo utiliza basicamente os dados do usuário, de forma embaralhada, combinado com a inclusão de símbolos e um texto que torna a senha mais longa e ainda mais segura para os serviços do dia-a-dia.

Também é possível adaptar o padrão anterior, sem mudanças estruturais que causem confusão para o usuário, quando necessário. Caso o serviço não permita a utilização de letras maiúsculas, basta utilizar apenas minúsculas (minhasenha$19js$83), ou, caso haja limite de 6 caracteres e somente números pode ser feita uma redução (419483, neste caso o $ seria substituído pelo respectivo número no teclado).

Basicamente o principal é a necessidade de se construir uma lógica personalizada com a qual tenhamos afinidade, e assim, combinando as informações e os recursos que temos, é possível chegar a senhas mais fortes (e inesquecíveis, rsrs).

Se você ainda não se entendeu com as suas senhas na internet, vale à pena fazer o teste!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.