Como podemos ajudar você?

Você sabe o que é um certificado digital?

Se você utiliza a internet para realizar operações importantes, como consultas no site da Receita Federal, por exemplo, então já ouviu falar em certificado digital.

Eles são identidades eletrônicas para pessoas físicas e jurídicas, como um CPF ou CNPJ, para comprovar a autenticidade nas operações, e são conhecidos como e-CPF e e-CNPJ.

O uso dos certificados digitais garante a identidade, mesmo sem a apresentação presencial, através do emprego de técnicas de criptografia, garantindo a autenticidade e autoria nas transações eletrônicas, permitindo também que o usuário acesse sistemas sem a utilização de senhas, por exemplo.

Emitidos por autoridades certificadoras, responsáveis por verificar a identidade do titular antes da emissão, os certificados consistem em arquivos eletrônicos que identificam usuários de forma precisa, remotamente, permitindo até mesmo a manifestação de intenções e consentimentos na forma eletrônica, processo conhecido como assinatura digital.

Na prática, o certificado digital carrega dados referentes a pessoa ou organização, relacionados a uma chave secreta de assinatura. Como cada usuário possui uma chave única, torna-se um segredo que pode ser comparado à forma única como assinamos um documento em papel, por exemplo.

Além de possuírem prazo de validade, os certificados digitais contém informações que identificam o titular, como nome, CPF ou CNPJ, portanto, é importante ressaltar que devem ser guardados em local seguro e não devem ser emprestados, uma vez que são capazes de validar ações em seu nome.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.