Como podemos ajudar você?

Relatório do FMI indica que tecnologia pode aprimorar arrecadação do governo

A arrecadação de governos pode aumentar em até 2% ao ano através de ferramentas digitais

Um relatório lançado nesta quinta (12), pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) indica que ferramentas digitais podem aprimorar serviços e melhorar a arrecadação de um governo em até 2% ao ano.

O estudo integra o relatório de monitoramento fiscal do órgão, e afirma que a tecnologia pode ajudar a combater práticas de sonegação fiscal e aumentar a base de coleta de dados do governo.

“Esse volume de informações pode permitir aos governos que melhorem a entrega de serviços públicos e a transparência fiscal”, informa o documento.

As conclusões se fundamentam na experiência de vários países, como China, África do Sul, Estônia e Chile, entre outros.

Por outro lado, o relatório pontua que são necessários esforços simultâneos para garantir a segurança das informações digitais, em especial entre “cidadãos que permanecem profundamente desconfiados em confiar ao governo suas informações pessoais”.

O órgão sugere investimento não só para a manutenção de sistemas e sua segurança, como também para a criação de um arcabouço legal de transparência e compliance para a administração pública.

Assegurar o acesso da população a essas tecnologias, por meio da expansão da internet de banda larga e móvel, por exemplo, também está entre as recomendações.

O documento ainda sugere que os países deveriam tomar medidas em conjunto para taxar companhias de tecnologia com operações internacionais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.