O governo da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, está prestes a lançar um plano para um serviço de nuvem que permitiria às empresas europeias evitar o armazenamento de dados com rivais dos Estados Unidos ou da Ásia, como Amazon.com ou Alibaba Group.
O ministro da Economia Peter Altmaier deve anunciar o serviço – batizado de Gaia-X, em homenagem a uma deusa grega que simboliza a Terra – durante uma conferência de tecnologia na terça-feira em Dortmund, na Alemanha.
Altmaier trabalhou no projeto com as equipes de empresas como SAP, Deutsche Telekom e Deutsche Bank, de acordo com um documento de estratégia do Ministério da Economia obtido pela Bloomberg News.
“Os dados são os recursos do futuro”, segundo o documento. “É por isso que a Alemanha e a Europa precisam de infraestrutura de dados que garanta a soberania de dados e permita o compartilhamento de maneira mais ampla e segura.”
As tensões geopolíticas e a guerra comercial preocupam políticos europeus, que veem com cautela líderes nacionais cedendo o controle de seus dados a empresas como Amazon, Google ou Alibaba. O receio é de que empresas europeias possam perder o controle dos dados sobre clientes ou produção.
De acordo com o Cloud Act sancionado pelo governo Donald Trump no ano passado, provedores de armazenamento de dados dos EUA podem ser solicitados a fornecer às autoridades locais informações mantidas em seus servidores, independentemente de onde esses dados estejam fisicamente localizados.
Um conceito semelhante foi inserido na legislação chinesa desde 2017, segundo a qual informações dos cidadãos devem ser armazenadas no país e acessadas sob demanda pelas autoridades.