Como podemos ajudar você?

Governo do RJ abre inscrições para a 14ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação

Em 2020, devido à pandemia, evento, que acontecerá de 02 a 05 de dezembro, será totalmente on-line.

Em 2020, devido à pandemia do Coronavírus, a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), que vai para sua 14ª edição, será exclusivamente on-line. No evento, que acontecerá de 02 a 05 de dezembro, alunos dos ensinos fundamental II, médio e técnico das redes pública e privada de ensino poderão apresentar seus respectivos projetos de pesquisa. As inscrições já estão abertas na plataforma SisFECTI.

”A escola é um ambiente importante de reflexão e o ensino das Ciências deve ser incentivado e visto como uma oportunidade de aguçar ainda mais a curiosidade que crianças e jovens têm naturalmente. E a Fundação Cecierj, através da vice-presidência científica, tem a missão de impulsionar e fomentar a pesquisa científica no nosso estado e isso passa, obrigatoriamente, pelo investimento na Educação. A FECTI é uma iniciativa importante neste sentido, que procura estimular o interesse dos alunos e identificar jovens talentos, além de contribuir para a melhoria do ensino, ao promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas escolas do nosso Estado”, diz o professor Robson Coutinho Silva, vice-presidente científico.

Este ano, as inscrições realizadas diretamente na plataforma SisFECTI ou por intermédio da indicação pelas feiras afiliadas devem ser efetuadas em uma das 3 seguintes modalidades:

  • Projeto já desenvolvido, com resultados;
  • Projeto iniciado, não finalizado, com resultados parciais;
  • Projeto/proposta de pesquisa, sem resultados (nesta última, não podem participar concluintes do ensino médio ou técnico.

Os alunos do 6º ao 9º ano podem inscrever seus projetos nas categorias de ”Ciências” no ensino fundamental II; já os do ensino médio e técnico nas categorias ”Ciências Biológicas & da Saúde”, ”Ciências Exatas e da Terra” e ”Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar” (projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

”Devido à importância da FECTI, resolvemos enfrentar o desafio de realizá-la em 2020 no formato virtual, considerando que o processo de investigação na escola contribui não somente para o surgimento de novos cientistas, mas também para a formação de cidadãos críticos e participativos”, explica a professora Vera Cascon, coordenadora do projeto.

Ao participar da FECTI, alunos e professores concorrem a prêmios como troféu para a escola onde foi desenvolvido os projetos mais bem colocados, bolsas CNPq para os estudantes autores de projetos premiados e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional, como a FEBRACE de 2021, organizada pela Universidade de São Paulo (USP); Ciência Jovem 2021, do Espaço da Ciência de Olinda; MOSTRATEC de 2021 preparada pela Fundação Liberato de Novo Hamburgo; além de vagas para a XV FECTI 2021. A lista completa com a premiação, cronograma e outras informações estão disponíveis em na área da FECTI no site oficial da Cecierj.

Fonte: https://bit.ly/2Rlct2v

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.