Como podemos ajudar você?

Tendências em Tecnologia para 2021

Estamos chegando ao final de 2020, um ano praticamente impossível de se esquecer, por conta de uma das maiores crises já encaradas pela humanidade, que segue tirando vidas e impactando a economia de países por todo o planeta.

Apesar da inquestionável dor provocada pelo volume massivo de vidas perdidas, tirar aprendizado de um momento tão crítico foi fundamental para a sobrevivência e evolução de negócios há tempos estagnados em suas zonas de conforto. A adesão aos recursos tecnológicos amplamente disponíveis no mercado se tornou inevitável.

Vivemos o ano em que o delivery foi a resposta para equilibrar a equação entre oferta e demanda de produtos e serviços, da mesma forma como aceleramos na direção do teletrabalho como meio de evitar o fim de empresas e do emprego em si.

Agora, às vésperas de um novo ano, precisamos lançar nossos olhares ao futuro para observar quais serão as tendências em tecnologia para 2021.

Tecnologia em foco

Depois do choque que impulsionou empreendedores rumo à aplicação da tecnologia para a sobrevivência dos negócios, ela tende a seguir como importante ponto focal para as empresas nos segmentos mais variados. Poderíamos arriscar que o foco em tecnologia, mais do que uma tendência, é questão de sobrevivência para os negócios.

Empresas que passaram a atuar de forma não planejada pela transformação digital, com o sistema de home office, por exemplo, muito provavelmente buscarão meios para otimizar seus processos e estrutura digital.

A produtividade além dos limites do escritório tradicional também abriu um horizonte de muitas possibilidades, e mostrou ao pequeno empreendedor que a tecnologia deve ser considerada uma importante aliada para amplificar seu alcance e maximizar resultados.

Cibersegurança

Companhias esvaziaram andares inteiros de seus escritórios e migraram com seus times para o sistema de home office, que implicou na utilização de estruturas conectadas à Internet, e gera preocupação com a segurança dos dados e vulnerabilidade dos sistemas informatizados.

A combinação entre equipes atuando fora dos escritórios tradicionais, dados corporativos sendo acessados por diferentes dispositivos via redes WiFi domésticas e bilhões de tentativas de ataques cibernéticos tendem a fazer com que a demanda pela cibersegurança siga em alta, justificada, inclusive, pela estimativa de que cerca de 52% dos CIOs e CTOs devem estabelecer regimes híbridos de trabalho em 2021.

Inteligência contínua

Segundo a previsão do Gartner, mais da metade dos novos sistemas de negócios usarão inteligência contínua até 2022. São sistemas capazes de integrar análises em tempo real com operações de negócios, recomendando ações específicas com base em dados históricos.

Inteligência Artificial, Machine Learning, 5G e IoT

Segundo a pesquisa global realizada com 350 executivos do Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido pelo IEEE¹, 32% dos CIOs e CTOs apontaram IA e Machine Learning como as principais tendências de 2021, seguidos pelo 5G com 20% e IoT com 14%.

Considerando apenas os dados do Brasil, IoT e blockchain deverão ser as principais tecnologias em 2021 por aqui.

Cloud computing

Apesar de não ser mais uma grande novidade, e haver opções de serviços disponíveis e viáveis para pessoas físicas, a computação em nuvem se manterá em alta como uma das tendências para 2021, principalmente diante do conceito de anywhere office, com a migração dos dados locais para a nuvem dando suporte a operação de muitos negócios.

De acordo com informações da Forrest Research, além de acelerar a migração para a nuvem, 30% das organizações devem expandir a transferência de dados e proporcionar um desenvolvimento de 35% ao mercado mundial de infraestrutura de nuvem pública em 2021.

Além da mobilidade, o investimento em cloud computing também promove acesso a infraestrutura dos mais modernos data centers, com segurança, recursos de redundância e equipe de suporte, por uma fração do investimento que seria necessário para a manutenção de servidores e estrutura própria.

Analytics e Dados

Diante de um ambiente de negócios onde consumidores e clientes em potencial geram um volume massivo de dados de forma contínua, através do rastreio de seus hábitos de consumo e preferências, o mercado tende a seguir orientado por dados.

Em 2021 dados e analytics vão figurar entre as tendências e devem convergir, aumentando a interação e colaboração entre os dados disponíveis e funções analíticas. Neste cenário, profissionais e gestores encontrarão ainda mais precisão no apoio para a tomada de decisão.

¹ IEEE – Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos

Converse com os nossos especialistas e descubra como implementar as soluções DSTEC no seu negócio.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.