Como podemos ajudar você?

Algumas importantes contribuições das mulheres para a Tecnologia

A semana do Dia Internacional da Mulher é não só um momento de celebração, mas uma ocasião perfeita para a reflexão sobre a presença (ou ausência) delas no campo da tecnologia.

Segundo a agência de recrutamento e seleção Catho, apenas 35% da mão de obra feminina ocupa cargos de liderança em empresas de tecnologia, e a presença se torna ainda mais rara quando se fala sobre a programação, onde elas representam apenas 14% da fatia de profissionais no país.

Além do desequilíbro na relação entre mulheres x homens nos postos de trabalho, há diferenças salariais em relação aos homens, que chegam a ter salários 76,1% mais altos em funções técnicas, por exemplo.

Ironicamente, apesar do cenário em desequilíbrio, as mulheres dominaram o cenário pós-Segunda Guerra, contribuindo para a história da tecnologia. Confira algumas das importantes contribuições ao longo da história.

Ada Lovelace

A matemática e escritora inglesa do século XIX, juntou-se em 1842 ao cientista Charles Babbage no projeto de máquina analítica, escrevendo o que foi reconhecido posteriormente como o primeiro algoritmo do mundo. Lovelace é considerada a primeira pessoa a programar um algoritmo ser processado por máquina, tornando-se a primeira programadora da história.

As programadoras do Eniac

Desenvolvido a princípio para ajudar o exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial, Eniac, o primeiro computador digital eletrônico produzido em larga escala, só começou a funcionar em 1946, três anos após o início da sua produção. A programação ficava a cargo das senhoras da computação da Universidade da Pensilvânia, que alimentavam manualmente o computador com equações para cálculos balísticos utilizados na guerra.

Mary Allen Wilkes, uma pioneira no home office

Primeira pessoa no mundo a levar um computador para casa, Mary Allen Wilkes foi programadora e co-autora do manual de programação do primeiro computador pessoal, o LINC. Aos 25 anos, Mary desenvolveu o sistema operacional LAP6. O lançamento ocorreu em 1962, enquanto Mary fazia home office na casa dos pais.

A origem do ‘match’

Na década de 60, Joan Ball registrou em cartões perfurados as respostas de alguém sobre o perfil que não era desejado em um parceiro ou parceira e transcreveu para o computador. O programa criado por Joan analisaria o potencial do ‘match’ daquele indivíduo, como nos aplicativos de relacionamento disponíveis hoje para smartphones.

A game designer dos clássicos

O universo dos games segue em alta, rentável e divertido, e em sua origem também conta com a valiosa colaboração feminina. Carol Shaw é considerada a primeira programadora e designer de videogames, considerada o cérebro por trás de clássicos como River Raid, de 1982, 3D Tic-Tac-Toe, Video Checkers e outros títulos.

Fontes: https://glo.bo/30wT6bc, https://bit.ly/3bBqcx2

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.