Em resposta a auditoria do Tribunal de Contas da União, que apontou falhas na gestão de riscos dos projetos em andamento que tratam da digitalização dos serviços públicos, o Governo Federal vai revisar os planos de transformação digital para reforçar a segurança.
“Os Planos de Transformação Digital estão sendo revisados para que constem com um novo eixo de ações, especificamente para diagnóstico de riscos e implementação de controles, em conformidade com a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, informa a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
Como indicou o TCU no Acórdão 1784/21, “ao não realizar de maneira mais apropriada a gestão dos riscos existentes, a transformação digital pode implicar sujeição a vários eventos de risco, como a inefetividade da própria transformação, a ocorrência de problemas de funcionamento no serviço transformado ou mesmo uma maior exposição às consequências de ataques cibernéticos.”
A SGD entende natural a análise, uma vez que busca evolução constante nos sistemas, que passam por “acompanhamentos técnicos e estratégicos”. “Não entendemos os apontamentos do relatório como falhas. O que vemos são oportunidades de melhorias naturais de qualquer projeto em acelerada evolução”, diz a secretaria, em nota encaminhada ao portal Convergência Digital.
“Destacamos que a rápida transição da oferta de serviços do governo federal para o meio digital potencializou o aumento do público usuário – havia 1,8 milhão de brasileiros cadastrados na plataforma gov.br em janeiro de 2019; hoje, apenas 30 meses depois, são 110 milhões, mais da metade da população do país. Por fim, a auditoria TCU concluiu que, de forma geral, o planejamento e o monitoramento das estratégias de transformação digital têm sido satisfatórios no governo federal”, conclui a SGD.
Fonte: https://bit.ly/3sjXCHi – Editado