Como podemos ajudar você?

Governo acata TCU e revisará digitalização por risco cibernético

Em resposta a auditoria do Tribunal de Contas da União, que apontou falhas na gestão de riscos dos projetos em andamento que tratam da digitalização dos serviços públicos, o Governo Federal vai revisar os planos de transformação digital para reforçar a segurança. 

“Os Planos de Transformação Digital estão sendo revisados para que constem com um novo eixo de ações, especificamente para diagnóstico de riscos e implementação de controles, em conformidade com a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”, informa a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.  

Como indicou o TCU no Acórdão 1784/21, “ao não realizar de maneira mais apropriada a gestão dos riscos existentes, a transformação digital pode implicar sujeição a vários eventos de risco, como a inefetividade da própria transformação, a ocorrência de problemas de funcionamento no serviço transformado ou mesmo uma maior exposição às consequências de ataques cibernéticos.”

A SGD entende natural a análise, uma vez que busca evolução constante nos sistemas, que passam por “acompanhamentos técnicos e estratégicos”. “Não entendemos os apontamentos do relatório como falhas. O que vemos são oportunidades de melhorias naturais de qualquer projeto em acelerada evolução”, diz a secretaria, em nota encaminhada ao portal Convergência Digital. 

“Destacamos que a rápida transição da oferta de serviços do governo federal para o meio digital potencializou o aumento do público usuário – havia 1,8 milhão de brasileiros cadastrados na plataforma gov.br em janeiro de 2019; hoje, apenas 30 meses depois, são 110 milhões, mais da metade da população do país.  Por fim, a auditoria TCU concluiu que, de forma geral, o planejamento e o monitoramento das estratégias de transformação digital têm sido satisfatórios no governo federal”, conclui a SGD. 

Fonte: https://bit.ly/3sjXCHi – Editado

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.